Aquecimento Global

Aquecimento Global
O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre (não só numa zona específica, mas em todo o planeta) e tem preocupado a comunidade científica cada vez mais. Acredita-se que seja devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos em nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os  CFCs.

        Há muitas décadas que se sabe da capacidade que o Dióxido de Carbono tem para reter a radiação infravermelha do Sol na atmosfera, estabilizando assim a temperatura terrestre por meio do Efeito Estufa, mas, ao que parece, isto em nada preocupou a humanidade que continuou a produzir enormes quantidades deste e de outros gases de Efeito Estufa.

         A grande preocupação é se os elevados índices de Dióxido de Carbono que se têm medido desde o século passado, e tendem a aumentar, podem vir a provocar um aumento na temperatura terrestre suficiente para trazer graves conseqüências à escala global, pondo em risco a sobrevivência dos seus habitantes Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais. 

 O degelo é outra consequência do aquecimento global , segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a mais afetada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de aproximadamente 15%. As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40%, e, conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer nas próximas décadas.

Em busca de alternativas para minimizar o aquecimento global, 162 países assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997. Conforme o documento, as nações desenvolvidas comprometem-se a reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito de estufa, em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta tem que ser cumprida entre os anos de 2008 e 2012. Porém, vários países não fizeram nenhum esforço para que a meta seja atingida, o principal é os Estados Unidos
No caso de não se tomarem medidas drásticas, de forma a controlar a emissão de gases de Efeito Estufa é quase certo que teremos que enfrentar um aumento da temperatura global que continuará indefinidamente, e cujos efeitos serão piores do que quaisquer efeitos provocados por flutuações naturais, o que quer dizer que iremos provavelmente assistir às maiores catástrofes naturais (agora causadas indiretamente pelo Homem) alguma vez registradas no planeta.

         A criação de legislação mais apropriada sobre a emissão dos gases poluentes é de certa forma complicada por também existirem fontes de Dióxido de Carbono naturais (o qual manteve a temperatura terrestre estável desde idades pré-históricas), o que torna também o estudo deste fenômeno ainda mais complexo.

BIBLIOGRAFIA:
Você sabia:
Que o clima ficará mais frio apenas no hemisfério norte, quanto ao resto do mundo a temperatura média subirá e os padrões de secas e chuvas serão alterados em todo o planeta.
Você sabia :
Que  os principais emissores dos gases do efeito de estufa são respectivamente: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coréia do Sul.
Você sabia:
Que a faixa de temperatura média global deve sofrer um aumento de 2 a 4,5 °C até o final deste século.
Você sabia:
40% das árvores da Amazônia podem desaparecer antes do final do século, caso a temperatura suba de 2 a 3 graus.

Você sabia:
Que 9 a 58% das espécies da Terra vão ser extintas nas próximas décadas
Que todos os anos, áreas de 2000 km quadrados se transformam em deserto devido à fala de chuvas.

Você sabia:
Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 75% de energia eléctrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo.

Fonte: http://www.vocesabia.net/ciencia/reciclagem-de-papel/
Você sabia:
Que os japoneses jogam fora 16 milhões  de pauzinhos todos os dias, todos eles feitos com a preciosa madeira das florestas úmidas tropicais de Sarawak
Você sabia:
2.000 metros. Foi o comprimento que a geleira Gangotri (que tem agora 25 km), no Himalaia, perdeu em 150 anos. E o ritmo está acelerando.
Você sabia :
Que 750 bilhões de toneladas. É o total de CO2 na atmosfera hoje.
Você sabia que:
O aquecimento global também acarreta mudanças climáticas, o que é responsável por 150 mil mortes a cada ano em todo o mundo.
Questionário:
1-      O que é aquecimento global?
2-      Quais as conseqüências  do aquecimento global?
3-      O que é protocolo de Kyoto?
4-      Quais os gases que  causam o efeito estufa decorrente das atividades humanas ?
5-      Cite ações que possam reverter os efeitos  do aquecimento global?
6-       Quais os três países mais poluidores do mundo?
7-      As decisões de qual acordo não foi aceita pelos EUA?
8-      O que ocorrerá se as geleiras derreterem e quais serão  seus impactos?
9-      O que você pode fazer para evitar o aquecimento global?
10-   Qual a importância do reflorestamento  para diminuir o aquecimento global?
IMAGENS:

Legenda: degelo
Legenda: urso polar.
Legenda: desmatamento.
Legenda:  emissão de poluição por industria
Legenda: enchente em cidade.
Legenda: aquecimento global
Legenda: degelo antes/depois.
Legenda: derretimento de calotas polares.
Legenda: indústrias.
Legenda: derretimento de geleiras
Dados da imagem: derrethttp://geografiaensinomedio.blogspot.com/2011_06_01_archive.html
Legenda: Urso polar  e o degelo de sua região.
Legenda: urso polar ilhado.
Legenda: animal marinho ilhado.
Legenda: indústria poluidora.
Legenda: emissão de gases que causam efeito estufa.